Pular para o conteúdo principal

Os 3 pilares para um relacionamento

Sejamos honestes, não tem nada que a raça humana fala mais sobre do que o amor. E alguém pode nos culpar? Esse é um dos sentimentos que qualquer um consegue entender. Não importa onde você vive ou como você vive, todo mundo conhece o amor, seja de pertinho ou como um espectador. Mas nem tudo são flores. Relacionamentos começam e acabam a toda hora. Cada vez mais, a ideia de seu par perfeito (ou trio, ou quarteto, ou...) parece mais como conto de fadas do que uma realidade para muita gente. Eu, particularmente, acredito que o amor não mudou, o mundo só trouxe mais liberdade e escolhas para ele. Ninguém precisa ficar juntos para sempre se esse não for ser um final feliz. Você pode pular fora do barco a qualquer momento e, muitas vezes, fugir é mais fácil que lutar.

Mas e se você quiser lutar? E se você encontrou uma pessoa e quer construir um relacionamento com elu? Porque, sim, relacionamentos exigem trabalho e trabalho duro. A diferença é que, quando você ama, todo esse trabalho parece pesar menos e valer mais. Não existe relacionamento perfeito, mas existem, sim, casais que escolheram se manter e construir pilares nos quais se equilibrar. Eu, uma "hopeless romantic" que cresceu amando histórias de amor e encontrou a própria, tenho uma teoria. Não uma absurda que ninguém nunca pode ter pensado sobre, mas uma que, mantida em mente, vai te proporcionar a possibilidade de um relacionamento para durar. Por que ser Romeu e Julieta e durar poucos dias quando você pode ser o casal de velhinhos andando de mãos dadas na rua? 

Okay, okay, sei o que você está pensando: "Fala logo quais são os tais três pilares!" Pode deixar, care leitore, é isso mesmo que eu vou fazer.


Pilar 1 - A Amizade


E por que não começar com o pilar que existe muito além de um relacionamento e pode até levar a ele? A amizade é um tipo de conexão ainda mais universal do que o amor romântico, apesar de muitas vezes ser ignorado em histórias a favor do primeiro. Amizade envolve conexão e conhecimento mútuo, é aquela risada por uma piada interna, aquela diversão jogando juntos, aquele sentimento que você simplesmente ama passar tempo com essa pessoa. 
Em um relacionamento, a amizade é o pilar que vai te manter no lugar mesmo em momentos que o resto tremer. A amizade entre duas pessoas é o que faz com que elas queiram estar na presença uma da outra, com que se divirtam juntos. Nos dias difíceis, após brigas e desentendimentos ou simplesmente tédio e monotonia, a amizade vai estar ali. 
Um grande exemplo desse pilar é o casal Chandler e Monica da série "Friends". Os dois se conheceram há anos, Chandler era amigo do irmão de Monica, Ross. Todo um tempo formando a amizade próxima dos dois, um dia, acaba culminando na descoberta de uma atração seguida por sentimentos. É o "best friends to lovers" que amantes de fanfic como eu sempre vão amar.
A verdade é que a amizade é quem faz você conhecer quem o outro é, amar o real e querer a pessoa não por uma ideia, mas por ela. 


Pilar 2 - O Romance


Ah, o romance! Esse sim é loucamente representado em tudo quanto é história. Romeu e Julieta, Jack e Rose, Peter Parker e Mary Jane e, é claro, Damon e Elena. Historias de romance são incontáveis e, para sempre, serão contadas. Apesar de muita coisa ser exagerada, a verdade é que o romance, a paixão são real. Só que, assim como uma chama, eles podem parar de queimar se não alimentados. 
Muito se fala sobre linguagens do amor hoje em dia. Atos de serviço, toque, presentes, palavras e tempo de qualidade. Todo mundo tem sua língua do amor que prefere e aquela que entrega com mais facilidade. Essas linguagens do amor são os ingredientes para manter a chama do romance acesso. Pergunte para sua pessoa, ouça e aja. Leve ao coração o que a outra pessoa precisa mais, mas nunca se esqueça de que equilíbrio significa um pouco de tudo. Faça aquela favor que facilita a vida, aquele carinho que esquenta o coração, o presente que coloca o sorriso no rosto, a fala que leva a lágrimas de felicidade e simplesmente esteja ali. 
O romance é uma conexão que não se controla o início. Quer exemplo maior do que isso do que Damon e Elena de "The Vampire Diaries"? Ela estava literalmente com o irmão dele, mas o coração falou mais alto. A faísca no início cresceu porque os dois continuaram dando oxigênio para ela. Momentos como beijos na chuva e danças com olhares apaixonantes fizeram aquela chama crescer e crescer, até que eles não puderam ignorar.
Apesar de não se controlar o início, o romance é aquele pilar que você alimenta e recebe de volta aquelas borboletas, os sorrisos bobos e a sensação indescritível que te consome.


Pilar 3 - O Físico

Vou falar na lata. Sim, o pilar do físico também envolve sexo, mas, da mesma forma que nem todo mundo se interessa por esse ato, esse pilar significa muito mais do que isso. É também mãos dadas na rua, aquele abraço reconfortante e até aquela batida na bunda da outra pessoa que leva a risadas. 
A exploração da conexão física tem que ser feita sempre quando ambas as partes se sentem confortáveis e empolgadas, porque é por ela que se forma o conforto de existir na presença da sua pessoa. Cada vez mais, as pessoas tem múltiplas e múltiplas inseguranças sobre seus corpos, a sociedade alimenta isso, mas o pilar físico é aquele que proporciona a sensação de segurança, de não estar sendo julgado, de conforto em ter o corpo que se tem e deixar alguém mais se aproximar.
O físico não é algo fácil para todo mundo. Existem diversos motivos pelos quais alguém pode ter dificuldade com isso ou passar a ter, até mesmos motivos pesados e induzidos pelo trauma. É importante não forçar e ir no seu tempo e no tempo da pessoa.
Vivian e Edward de "Pretty Woman" são um casal que começou apenas pela atração física. Esse fator é inquestionável. Mas, conforme eles se encaminhavam para ser um "nós" ao invés de "eu e você que eu estou pagando", os dois tiveram que abrir espaço e construir o pilar do físico com base em confiança, segurança e foram proporcionados conforto na presença um do outro. A própria Vivian deixa claro que não beija sem sentimentos, então, quando ela e Edward se beijam, o público sabe que surgiu algo ali.
Um relacionamento equilibrado, junto com a amizade e o romance, sempre vai precisar que você se sinta bem na sua pele e com a proximidade, porque é por meio disso que a pessoa se torna o seu porto seguro.
E, afinal, é com a junção desses três pilares que um relacionamento se mantém estável e feliz, proporcionando um real felizes para sempre com esforço e dedicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Widow (2021)

“You’re A Total Poser.” -Yelena Belova Depois de uma longa pausa, os projetos Marvel voltaram, começando com o grande estouro: Wandavision! Só que o retorno para as telonas só foi ocorrer em julho de 2021. E, com ele, também tivemos o retorno de uma amada personagem: Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Seu último filme que prometia contar a verdade e trazer à tona sua outra família.  Olha, eu amo o MCU. Isso é fato. Contudo, esse filme, no momento em que ele foi lançado, simplesmente não foi tão bom assim para mim. Calma, deixa eu explicar. O filme é péssimo? Não é. Tem algumas coisas questionáveis no quesito qualidade, mas está longe de ser terrível como "The Incredible Hulk". Tem resenha aqui no blog sobre esse filme. O grande problema desse filme foi o momento que ele foi lançado. Tivesse isso ocorrido entre "Captain America Civil War" e "Avengers Infinity War", esse filme teria me proporcionado grande adrenalina e preocupação sobre o bem estar dos s

A completa timeline do MCU: Qual a melhor ordem para assistir?

Em meio a tantos produtos audiovisuais do MCU, é fácil se perder e nem se quer saber pode onde começar. Eu comecei a minha jornada nesse universo cinematográfico um pouco antes do lançamento do ápice "Avengers Endgame", que, na época, foi um final e, hoje, estamos em um novo capítulo. Por isso, e por ser um universo que não para de crescer, eu vim no post de hoje te contar a melhor forma de assistir o MCU. Para mim, é a ordem cronológica que, apesar de ter algumas partes que muitos discordam, o geral é um belo consenso. Você começa com a Segunda Guerra Mundial e um filme que literalmente tem primeiro avenger no nome. "Captain America The First Avenger" é uma base sólida, porque foi lançado logo na primeira fase, é o primeiro cronologicamente e tem esse momento de separação entre o absurdo dos quadrinhos e o realístico do MCU. Em seguida, passamos para "Captain Marvel", ainda no século XX. Aqui, a gente conhece uma personagem que inspirou a ideia dos Avenge

Moon Knight (2022)

"Are You An Egyptian Superhero?" Uma nova visão com uma nova parte de um mundo já conhecido. "Moon Knight" é a mais nova adição finalizada ao MCU. Desde já, deixo claro que adorei o projeto como um todo. O universo Marvel precisa de mais projetos que façam sua própria coisa. O mundo precisa de um respiro de tantos crossovers e eventos únicos.  Eu sou completamente fascinada por toda a mitologia e história egípcia. Então, uma série que une isso com a MCU me empolgou loucamente. Acredito que mediram perfeitamente a quantidade de cada um dos lados.  Outro fator positivo da série foram as atuações incríveis de Oscar Isaac, o ator foi simplesmente fenomenal em todos seus papeis. Claro que seu interesse amoroso não fica para trás, May Calamawy foi apaixonante e Layla El-Faouly já entrou para lista dos meus personagens favoritos.  Por sorte, o problema de timing das séries do Disney Plus parece ter sido melhorado e, apesar dos efeitos ruins no início, em geral, foi tudo po