Pular para o conteúdo principal

A completa timeline do MCU: Qual a melhor ordem para assistir?


Em meio a tantos produtos audiovisuais do MCU, é fácil se perder e nem se quer saber pode onde começar. Eu comecei a minha jornada nesse universo cinematográfico um pouco antes do lançamento do ápice "Avengers Endgame", que, na época, foi um final e, hoje, estamos em um novo capítulo. Por isso, e por ser um universo que não para de crescer, eu vim no post de hoje te contar a melhor forma de assistir o MCU. Para mim, é a ordem cronológica que, apesar de ter algumas partes que muitos discordam, o geral é um belo consenso.

Você começa com a Segunda Guerra Mundial e um filme que literalmente tem primeiro avenger no nome. "Captain America The First Avenger" é uma base sólida, porque foi lançado logo na primeira fase, é o primeiro cronologicamente e tem esse momento de separação entre o absurdo dos quadrinhos e o realístico do MCU.

Em seguida, passamos para "Captain Marvel", ainda no século XX. Aqui, a gente conhece uma personagem que inspirou a ideia dos Avengers, mas ela só retorna bem mais tarde na cronologia, lá na cena pós-créditos de "Avengers Infinity War"

O próximo filme foi o início desse universo no nosso mundo real: "Iron Man". Para mim, o Tony é o verdadeiro primeiro super-herói daquele universo. Esse foi o primeiro filme a ser lançado e ainda acho que ele continua ótimo hoje em dia. Então, já estando nessa vibe, segue direto para "Iron Man 2". Vai no embalo e conhece Natasha Romanoff. Perfeição em forma de espiã.

O próximo da lista é "Thor". O estilo desse filme é bem característico e shakespeariano. Foi a primeira vez na ordem de lançamento que conhecemos o espaço no MCU, mas aqui você já vai ter visitado parte dessa área com "Captain Marvel".

Lançado em 2012, mas se passando em 2008, tivemos o filme que fez um enorme impacto no cinema: "The Avengers". A primeira vez que vimos tantos filmes se unir e, para você maratonando assim, você finalmente vai ver Tony, Steve, Thor, Clint e Natasha se juntando.

E se vimos o Loki ser vilão nos últimos dois filmes, é hora de vê-lo passar por algumas consequências. "Thor: The Dark World" traz isso e mais uma pedra do infinito. Reparou no tesseract em "Captain America The First Avenger"? Vai ficando de olho!

Retornamos ao Tony então, "Iron Man 3" termina a trilogia desse herói, mas, na minha opinião, esse filme é muito mais sobre o Tony em si e os traumas dele após "The Avengers".

Em seguida, voltamos para o amado Steve Rogers com "Captain America The Winter Soldier", que é, com certeza, um dos melhores filmes de todo o MCU e que impacta todo o funcionamento dos avengers. 

E vamos de mais espaço, já que sempre é legal expandir um universo. "Guardians of the Galaxy" foi uma surpresa ao agradar muito o público na época que lançou. Obviamente ninguém ali supera o Rocket, mas os outros são legais também. Aproveita e já emenda com "Guardians of the Galaxy Vol. 2". Mais um filme para babar na beleza da Gamora e, agora, a fofura do Groot.

Chegou a hora de novo. Os avengers se unem novamente! "Avengers Age of Ultron" é o segundo filme do time e traz novos personagens, incluindo a Wanda Maximoff que vai continuar relevante por muitos anos. 

"Ant-Man" foi mais um filme com um personagem que conquistou o coração da galera, nosso querido Scott. Só que você vai curtir rever um personagem de outro filme do MCU! 

Agora, literalmente o meu filme favorito da vida. "Captain America Civil War" tem um elenco de filme dos avengers com a qualidade do filme anterior do capitão. Eu sou completamente apaixonada e até falo as falas junto com esse filme. 

Começando logo em seguida, temos "Spider-man: Homecoming". O início da história do Peter Parker no MCU com essa trilogia única, que eu já elogiei aqui no blog. 

"Black Panther" foi um marco cultural e até deu as caras no Oscar e, agora, é a sua vez de assistir! Você já vai ter conhecido o T'challa no filme anterior, mas Nakia, Okoye e Shuri estão aqui para conquistar o espaço delas no seu coração.

Em seguida, segue com "Black Widow" que mostra uma Natasha foragida desde "Captain America Civil War". O filme, infelizmente, lançou tarde demais, mas essa lista está aqui para resolver isso. 

Agora, temos mais um início. "Doctor Strange" introduz um personagem coringa para toda a trama por vir e nos proporciona uma nova visão no mundo do MCU. Magia é tudo de bom!

Depois disso, eu recomendo assistir "Ant-Man and the Wasp", a continuação de "Ant-Man". Assistir ele nesse momento vai te proporcionar um baita de um cliffhanger misterioso no pós-créditos, o que eu amo. Calma, pequene gafanhote, logo você vai descobrir.

Vá para "Thor: Ragnarok", um ar completamente novo para o personagem, com um final que te exige a ir logo para o próximo filme. Então, vamos! Só que esteja avisado que tem fortes emoções por vir.

"Avengers Infinity War" e "Avengers Endgame" são como parte 1 e 2 da mesma história. Eu mesma assisti os dois no mesmo dia quando era a minha primeira vez. É um final épico de uma jornada de 10 anos de filme. Marcou o fim do "livro 1" desse universo. Pronte para seguir em frente?

"Loki" é uma série que se passa fora da linha do tempo, então tecnicamente eu poderia colocar ele em qualquer momento daqui para frente, mas dizem para colocar aqui. Eu não gosto dessa série da metade pra frente, mas ela impacta o universo.

Agora, mais uma meio fora da linha do tempo, pelo menos da principal. "What If?" é uma série sobre possibilidades de universos diferentes da marvel. E se o T'challa tivesse crescido no espaço? E se o Ultron tivesse vencido?

A minha série favorita do MCU: "Wandavision". Ela foi um marco gigantesco e fez um sucesso maior ainda. É impossível não amar essa série. 

E vamos revisitar Bucky e Sam, está na hora de assistir o Sam, finalmente, aceitar o seu novo manto. Tudo isso em "The Falcon and the Winter Soldier", uma série quase perfeita.

Um novo lançamento que se tornou um dos melhores filmes de todo o MCU, "Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings". Uma história sobre um personagem novo e com uma visão nova. Sim, um universo tem muitas facetas, cara. Amo que o MCU tem explorado isso.

"Spider-man: Far From Home" é a continuação da história do Peter Parker. Agora, o mundo dele mudou muito depois de perdas de múltiplas coisas. Por sorte, o Ned e a MJ ainda estão ali. E com um final que vai te deixar boquiaberte, segue direto para "Spider-Man: No Way Home", o grande final dessa trilogia. Nada mais será o mesmo para Peter.

Calma aí, tem mais um. Para fechar com chave de ouro, pelo menos até agora, temos Hawkeye. Uma série que é mais sobre a novidade Kate Bishop do que o Clint em si. 

E aí? Curtiu a maratona? Agora, é só esperar os filmes que ainda estão por vir. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Widow (2021)

“You’re A Total Poser.” -Yelena Belova Depois de uma longa pausa, os projetos Marvel voltaram, começando com o grande estouro: Wandavision! Só que o retorno para as telonas só foi ocorrer em julho de 2021. E, com ele, também tivemos o retorno de uma amada personagem: Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Seu último filme que prometia contar a verdade e trazer à tona sua outra família.  Olha, eu amo o MCU. Isso é fato. Contudo, esse filme, no momento em que ele foi lançado, simplesmente não foi tão bom assim para mim. Calma, deixa eu explicar. O filme é péssimo? Não é. Tem algumas coisas questionáveis no quesito qualidade, mas está longe de ser terrível como "The Incredible Hulk". Tem resenha aqui no blog sobre esse filme. O grande problema desse filme foi o momento que ele foi lançado. Tivesse isso ocorrido entre "Captain America Civil War" e "Avengers Infinity War", esse filme teria me proporcionado grande adrenalina e preocupação sobre o bem estar dos s

Moon Knight (2022)

"Are You An Egyptian Superhero?" Uma nova visão com uma nova parte de um mundo já conhecido. "Moon Knight" é a mais nova adição finalizada ao MCU. Desde já, deixo claro que adorei o projeto como um todo. O universo Marvel precisa de mais projetos que façam sua própria coisa. O mundo precisa de um respiro de tantos crossovers e eventos únicos.  Eu sou completamente fascinada por toda a mitologia e história egípcia. Então, uma série que une isso com a MCU me empolgou loucamente. Acredito que mediram perfeitamente a quantidade de cada um dos lados.  Outro fator positivo da série foram as atuações incríveis de Oscar Isaac, o ator foi simplesmente fenomenal em todos seus papeis. Claro que seu interesse amoroso não fica para trás, May Calamawy foi apaixonante e Layla El-Faouly já entrou para lista dos meus personagens favoritos.  Por sorte, o problema de timing das séries do Disney Plus parece ter sido melhorado e, apesar dos efeitos ruins no início, em geral, foi tudo po