"You know, the last time I was in Germany and saw a man standing above everybody else, we ended up disagreeing."- Steve Rogers
E aqui estamos na grande finalização da primeira fase da Marvel. Depois de tantos filmes de origem, finalmente chegamos ao esperado momento no qual todos os nossos heróis se juntam para derrotar um só grande vilão. Logo de cara, eu já me senti mais animada para esse filme do que para qualquer um dos outros. Com tantos personagens assim, eles poderiam mostrar só o mais interessante de cada um sem que parecesse algo superficial. Minhas vontades foram atendidas (tudo bem que o filme lançou 7 anos atrás) e o que eu assisti foi, até o momento, meu filme favorito da Marvel.
Honestamente? Eu não sei nem por onde começar! Tem tantas coisas boas nesse filme que eu poderia escrever um TCC inteiro sobre isso. No entanto, tenho que começar de alguma forma, já que falar de forma generalizada não ia ser um real comentário. Por conta disso, escolhi meu tópico favorito: os personagens! Leia agora eu pirar por cada um dos vingadores e expressar meu amor pela Natasha porque ela é a rainha do universo e ninguém vai me convencer do contrário.
Ok, vamos lá! Por questões de eu ser indecisa demais para escolher uma ordem, vamos seguir a listagem de atores do Wikipedia, o grande salvador de trabalhos escolares e desse post. Eu já enrolei demais, melhor ir de uma vez e falar sobre Robert Downey Jr. de armadura Tony Stark vulgo Homem de Ferro! Nesse filme, nosso maravilhoso shipp (Tony e Pepper) está maravilhosamente vivendo e trabalhando em conjunto, mas é claro que o universo (e os roteiristas) não gosta de manter os finais felizes e, por isso, nossa querida S.H.I.E.L.D manda um de seus agentes atrás do herói. Deu a louca no Loki e talvez dê ruim no universo, então agora eles querem o Tony trabalhando mais do que só como conselheiro. Preciso comentar o quão top são os efeitos da tecnologia Stark? Não, né? Todo mundo sabe disso. De qualquer forma, eu nem tenho muito para dizer da atuação já que Robert e Tony são basicamente a mesma pessoa. Mesmo assim, preciso dizer que o jeitinho dele me agrada nos filmes dele, mas aqui me incomodou por parte considerável do filme. Talvez seja por que eu amo o Steve? Talvez. Todavia, algo que eu preciso comentar é que o fato deles estarem construindo essa tensão entre o Homem-de-Ferro e o Capitão América desde agora é incrível, já que isso vai ter seu auge lá em Guerra Civil.
Já que eu citei o crush de todas as meninas, Steve Rogers, acho que está na hora de falar dele. O melhor tanquinho que não se usa para lavar roupa começa o filme da forma que a gente esperava, tentando se encontrar num mundo que ele não mais conhece. Depois de 70 anos congelado, todo mundo que o Steve conhecia e se importava não está mais lá. Tudo o que ele tem é si mesmo, mas o problema é que o Capitão América é um soldado e, hoje em dia, não tem mais nenhuma grande guerra. Em meio a isso tudo, eu acho super compreensível que ele aceite ser um vingador e ajude a salvar o mundo. Claro que eu espero que essa solidão seja mais explorada, mas eu fiquei feliz que não tenham feito isso nesse filme, ia tirar o foco do grupo e colocar no Steve. Isso é o papel dos filmes solo do herói. Em filmes dos Avengers, eu quero ver todo o grupo e quem sabe um leve foco em personagens como Natasha (também conhecida como dona do meu coração), Clint e Bruce, já que eles não tem filmes próprios (a gente não conta "O Incrível Hulk", primeiro porque foi horrível e segundo porque trocaram o ator). De qualquer forma, foi isso que o filme entregou e fiquei muito feliz por isso.
Hulk esmaga e Mark Ruffalo também. Ele conseguiu esmagar todas as más memórias que eu tinha do Hulk após aquele filme de 2008 (já comentei sobre ele aqui no blog, se alguém estiver interessado) e me fez gostar do Bruce Banner. Sério, o ator é muito carismático e conseguiu trazer o personagem que todo mundo queria ver. Sendo totalmente sincera, eu tenho muitos amigos que, com a atuação do Mark, passaram a ter o Hulk como vingador favorito.
Agora, o meu segundo Asgardiano favorito (o primeiro é o vilão desse filme), Thor! Algo que me incomoda um pouco no personagem é como ele só está lá porque o Loki está, sabe? Eu sinto como se não dessem a devida importância para ele, além de que ele age meio esquisito, o que eu sei que não é culpa do Chris Hemsworth já que ele é (na minha opinião) o ator mais carismático entre todos. Sei lá, o filme "Thor" teve uma pegada mais dramática e, por isso, o Thor ficou como um peixe fora d'água no humor do filme em alguns momentos. Claro que algumas pérolas como "Ele é adotado" me causaram boas risadas, mas para a imagem que eles criaram para o personagem, simplesmente não combinou. Eu queria que combinasse, afinal Chris é hilário, mas para isso eles tem que melhorar essa questão nos filmes solo dele.
Natasha Romanoff, a única mulher do grupo! Sério, isso me deixa brava, mas beleza. A Nat tava maravilhosa em todas as cenas de ação dela, só que eu preciso enfatizar a sua primeira cena no filme. Eu quase morri com o quão maravilhosa elas estava naquela cadeira e o quão girl power foi ela deixar os caras pensarem que tinham capturado ela e então acabar com eles. Sério, eu assistiria 300 temporadas de um show sobre a Viúva Negra e seus trabalhos na espionagem. Estou pirando que ela vai ter o próprio filme! A única coisa que me incomoda um pouco é o quão leal ela pode ser a S.H.I.E.L.D, porque eu mesma tenho minhas desconfianças quanto aquele lugar. De qualquer forma, eu achei meio aleatório toda essa relação dela com o Clint, mas até que faz certo sentido. O problema mesmo é que estou em dúvida até agora se estavam tentando mostrar que havia certo sentimento romântico ou se foi sem querer e os dois na verdade são tipo irmãos. Sério, Marvel, esclarece isso aí!
Por último, o personagem que foi ser apresentado só nesse filme, o Gavião Arqueiro. Honestamente? Ele passa a maior parte do filme sendo controlado pelo vilão e depois tem tanta coisa rolando ao mesmo tempo que fica impossível de ver mais do personagem. Em meio a tantos poderes e habilidades, o Clint pareceu meio desnecessário no filme e eu teria esquecido completamente dele se não estivesse seguindo uma lista. Espero que arranjem um plot mais interessante para ele, porque do jeito que está, não dá para ficar.
Depois de tantos vingadores, eu NECESSITO falar do vilão. Não é a primeira vez que o Loki se coloca nessa papel de cara malvado da narrativa, por isso eu estava um pouco apreensiva em ver mais do mesmo. Por sorte, Tom Hiddleston é um ator incrível e, apesar de não haver nada muito novo no personagem do Loki, eu não senti que estava assistindo Thor com mais personagens. Claro que ele não é o ponto alto do filme, mas ainda foi algo que eu curti. Apesar de estar ainda no início, Loki já é meu vilão preferido.
Tudo bem, está na hora de tocarmos no assunto. Aquilo que roubou a cena e que todo mundo ainda se lembra hoje, aquilo que mesmo sem nunca ter assistido o filme eu já conhecia, os memes que esse filme criou! Eu não fazia ideia que todos os aqueles memes vinham daqui, toda hora que eles falavam algum, meu cérebro simplesmente explodia. Meu favorito provavelmente é o "Eu entendi a referência" que o Capitão América soltou, mas todas as frases/momentos hilários de cada um viraram diversos memes na Internet, principalmente aqui no Brasil, a terra memeal.
Um ponto do filme que me deixou simplesmente arrepiada foi a trilha sonora. A música tema dos Avengers ficou simplesmente incrível naquele take de todos juntos no meio de Nova York! Combinou tão perfeitamente que eu tive que assistir aquela cena umas três vezes até que eu conseguisse superar e seguir em frente.
Em suma, o filme foi muito bom e alcançou todas as expectativas que eu tinha. Eu levantei milhares de vezes do sofá de tão nervosa/animada que eu fiquei durante o filme, eu estava loucamente dentro da história e isso é incrível para qualquer filme.
Nota: 9.6
-Ass: We have a Nana
Comentários
Postar um comentário